Signos Cardiais, Fixos ou Mutáveis
- ravsolarastrologia
- 6 de jul. de 2023
- 3 min de leitura

Já ouviu falar em signos cardiais, fixos e mutáveis? Essa classificação se refere a comportamentos ou modelos de expressão semelhantes em alguns signos, mesmo sendo diferentes. Como os planetas atuam no nosso mapa de acordo com a intenção ou propósito dos signos e nos setores da nossa vida onde estão posicionados e relacionados, é interessante olhar essas características mais amplas.
SIGNOS CARDIAIS nos falam de inícios, da saída da inércia. Simbolicamente, marcam os inícios das estações do ano. Têm como intenção a tomada atitudes mais imediatas, dando impulso nos seus objetivos de acordo com as características dos seus elementos e polaridades.
Por serem, em geral, automotivados, dão aos planetas que estiverem ali, a tendência de ter ou sentir impulso para agir, proteger, harmonizar ou realizar. Assim como, eventualmente agir sem se importar com o resultado, trazer impaciência e oportunismo, ou ainda forçar situações. Seja como for, tem uma história aí.
De forma bem resumida, ÁRIES quer independência, seguir sua vontade; LIBRA quer relacionamentos de alguma forma. CÂNCER quer proteção e cuidado, criar vínculos. Enquanto CAPRICÓRNIO quer construir e alcançar sua meta.
Após o início é preciso manter aquilo que faz sentido para nós. Estamos falando dos SIGNOS FIXOS.
Com intenção persistente e estável, esse grupo tem uma tendência a levar um comportamento, ou modo de agir, concentrado, determinado e focado nos seus objetivos. Resolutos e resistentes, podem aguentar pressão sem se desviar do foco ou direção.
Planetas nestes signos podem ter um talento para manter o que deseja, exercer sua vontade e não permitir interferências nos seus objetivos. Observadores, podem esperar o momento certo para agir.
Mas também podem ser teimosos e muito apegados às suas ideias, mesmo que se prejudiquem.
Planetas em TOURO geralmente têm talento em adquirir segurança e acumular aquilo que deseja. Em ESCORPIÃO, podem ter talento para eliminar obstáculos às suas metas. Em LEÃO, talento para manter-se presente, ser visto. E em ÁQUÁRIO, talento pode ser para seguir suas ideias, mesmo que progressistas.
E se for preciso ser versátil para modificar algo, ou se adaptar a uma nova situação para conquistar ou manter o que se deseja, os SIGNOS MUTÁVEIS, dão aos planetas e setores características comportamentais, uma forma de agir, ou situações em que é preciso ser ou ter versatilidade e adaptabilidade, assim como desenvolver suas estratégias de acordo com as situações e necessidades.
Planetas nestes signos, tendem a adquirir múltiplos talentos e alternativas para chegar aos seus objetivos. Podem se comportar como coringas no seu mapa. Se estiverem abertos a novidades, podem ganhar experiência e sabedoria, encontrando soluções, modificando o que já existe. Adaptados às novas demandas, se mantêm atualizados e em constante movimento.
Por outro lado, o excesso de impermanência e fluidez, pode dar dificuldade em se firmar e assim acabar se afastando de seus objetivos.
Planetas em GÊMEOS têm curiosidade e necessidade de se manterem informados para realizar trocas, interações, acordos. Em VIRGEM, têm talento para perceber o que precisa ser aperfeiçoado para ser indispensável ou preencher alguma necessidade. Em SAGITÁRIO, para expandir sua área de atuação, buscar novos caminhos, ir além para alcançar o que deseja. E em PEIXES para enxergar os limites como relativos e assim focar no seu ideal.
E aí? Conseguiu identificar qual dessas características, ou princípios, você acha mais forte em você? Algumas vezes é um pouco de tudo. O importante é conhecer quais formas de agir que temos, que nos ajudam ou prejudicam a conseguir aquilo que queremos. Esse é um aprendizado constante, pessoal e intransferível.
Vale lembrar que para Urano, Netuno e Plutão o importante são as casas astrológicas onde estão. São planetas lentos e por isso a posição nos signos envolve uma geração.
Por Vanessa Portella - @ravsolar.astrologia






Comentários