Entendendo os Planetas Retrógrados
- otodoemsi
- 11 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Hoje resolvi falar sobre os planetas retrógrados, pois estamos perto da retrogradação de mercúrio e muitas pessoas se preocupam com a notícia.
Dizemos que um planeta está retrógrado quando do ponto de vista da terra parece que ele está andando para trás, mas isso é apenas um movimento aparente, como os planetas se movimentam de formas díspares, em certas épocas do ano alguns planetas parecem estar em movimento retrógrado.
Como a astrologia tem como referência o homem na terra consideramos o planeta como retrógrado e interpretamos seu simbolismo de acordo com o significado do planeta e do signo onde está ocorrendo a retrogradação.
Um planeta quando retrograda transita por pontos no mapa astral por onde já passou, ali ele já deixou sua marca, já ativou planetas do mapa natal e sinalizou acontecimentos. Quando ele voltar a transitar pelos mesmos pontos, as situações vividas anteriormente irão pedir atenção, pois ele irá ativar novamente os mesmos pontos do mapa, temos então a chance de trabalhar novamente esses assuntos. Temos uma segunda e terceira chance, se por acaso não tenhamos tido coragem de fazer algo na primeira passagem, na segunda podemos nos fortalecer e na terceira finalmente agir.
Na retrogradação de planetas lentos como Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão sentimos mais intensamente essa variação quando ativam os planetas do nosso mapa, sinalizando mudanças na vida. Já Mercúrio, Vênus ou Marte na maior parte das vezes ficam pouco tempo transitando os planetas do mapa natal, refletindo alterações no nosso dia a dia.
Mercúrio por ser um dos planetas mais rápidos e que fica retrógrado pelo menos duas vezes ao ano, sentimos e percebemos ele no dia a dia com mais intensidade, o que fez com que as pessoas ficassem com receio com sua retrogradação.
Todo planeta quando anda para trás não fica na sua melhor performance, sendo assim quando mercúrio, que é um planeta mental que fala de comunicação e aprendizado, fica retrógrado ficamos mais desconcentrados, cabeça avoada, ficando mais fácil cair nas pegadinhas das negociações, perder ou esquecer detalhes importantes ou confundir-se com os compromissos, mas tudo isso pode ser amenizado com a consciência do momento presente e prestando mais atenção as interações e na forma como nos comunicamos no dia a dia. Essa reta final do ano, por exemplo, com mercúrio retrógrado reflete a necessidade de olharmos para trás, revendo o que se passou, aprendendo e ajustando o que não funcionou para que não seja repetido no próximo ano.
Vênus retrógrado irá falar das relações e das carências emocionais, será momento de olhar como nos relacionamos, fortalecendo nossa autoestima e amor-próprio, será preciso lidar com as atitudes passadas e com as próprias fragilidades.
Marte retrógrado nos colocará de frente com nossa agressividade e com as frustrações que passamos, assim como com a necessidade de resolver conflitos passados e rever nossos mecanismos de defesa.
Os planetas lentos quando estão retrógrados sinalizam movimentos na sociedade e no ambiente coletivo. No particular, como foi dito acima, sentimos quando ativam planetas pessoais no mapa natal.
Como podemos ver planetas retrógrados podem nos trazer desafios, mas também grandes aprendizados e amadurecimento ajudando a nos libertar e resolver o passado e nos fortalecendo para o futuro.
Para saber mais como os planetas transitando ativam seu mapa natal é só entrar em contato ou acessar a página de serviços.
Por Isabella Portela - @bella.astrologica
Comments