top of page
banner_home_TodoemSi.png
banner_NossosServicos5.png

Blog

Os quatro elementos na astrologia – Fogo-Terra-Ar-Água

Atualizado: 6 de jun. de 2023


ree

Desde a antiguidade o homem estuda os elementos da natureza. O fogo era associado ao calor e à transformação, a terra representava a solidez e a estabilidade, o ar estava relacionado à leveza e à fluidez, e a água simbolizava a fluidez e a capacidade de moldar. Com o passar do tempo, os elementos foram associados aos signos do zodíaco, fornecendo uma estrutura para compreender as características e os padrões de energia dos signos.


Signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário Tem fé em si mesmo, são egocêntricos, individualistas, impulsivos, entusiasmados, impacientes e extrovertidos.


Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio Tem raciocínio práticos, perseverança, resistência, cauteloso, premeditado, ligado às coisas materiais e estáveis


Signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário O ar é associado à mente, são criativos, cheios de ideias, racionais, objetivos, dispersos e sociáveis.


Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes São sensíveis, empáticos, intuitivos, conectados ao mundo, permeáveis, introvertidos e adaptáveis.


A partir do entendimento da energia básica dos signos, também conseguimos estudar a dinâmica de interação entre eles, suas facilidades e desafios.


Os signos de Fogo e o Ar são energias complementares, assim como os de Terra e a Água e funcionam na maior parte do tempo de forma satisfatória, pois o Fogo dá ao Ar a confiança e o impulso para realização de suas ideias e o Ar alimenta o fogo, apontando-lhe uma direção, já a Terra dá a Água segurança e solidez para que ela possa fluir e a Água nutri a terra com sua receptividade. A relação entre os outros elementos traz desafios que precisam ser contornados com consciência e criatividade, mas que podem trazer aprendizados e maturidade.


Apesar do elemento do Sol ser de grande importância, já que ele representa a nossa essência, a contagem de planetas por signo no mapa astral possibilita sabermos a energia predominante na nossa personalidade, e assim sabermos se existe predominância de uma em detrimento de outra, mudando nossa interação com o mundo exterior.

Você já fez sua contagem e sabe qual energia você usa para se expressar e qual apresenta mais desafio para você?


Por Isabella Portella - @bella.astrologica

Comentários


bottom of page