Ciclos na vida. Em que momento você está?
- otodoemsi
- 3 de nov. de 2023
- 4 min de leitura

A vida é feita de ciclos, tudo tem seu começo, meio e fim, desde as pequenas coisas, até as mais significativas. Assim como o Sol, todo dia você acorda e vai dormir. Mas também um dia você foi à escola, estudou, e um dia, hora de fazer outra coisa. Até que um dia...
Vamos falar aqui desse movimento de vida, de ciclos em forma espiral. Quando andamos em círculo, voltamos sempre para o mesmo lugar. Se esse for o que você deseja e lhe faz bem, que bom, aproveite! Mas quando há desejo de mudança, de ampliar os horizontes ou construir alguma coisa, é bom olhar para esse crescimento em espiral, onde parece que voltamos para o mesmo lugar, mas em outro nível, deu para entender?
Quando olhamos para o mapa natal é possível ver certas tendências de movimento que temos quando olhamos os aspectos que os planetas se encontram no mapa. Aspectos são a relação entre os planetas, embora possam se relacionar também com casas ou signos. Esses diálogos representados no mapa mostram parte do seu estilo de vida, acontecimentos, relações ou pessoas que você atrai ou provoca, táticas ou hábitos que você usa. Assim como o que chama sua atenção ou aprende em determinados lugares. Mas também podem falar de estilos de movimento.
Existem alguns que são mais dinâmicos, outros que trazem mais tranquilidade.
Dentre os aspectos dinâmicos, quando temos planetas bem próximos entre si, ou próximos a algum ponto importante do mapa pode significar a capacidade de iniciar algo novo sempre que necessário naquela área da vida, quase que como um comportamento automático que pode ser acionado num momento de necessidade. Se for mais de um planeta, a tendência é que isso seja mais forte, e mais focado nessa área.
Em contrapartida, quando um planeta se encontra “de frente” para o outro, ou seja, em lados opostos na mandala astrológica, temos uma polaridade que pode ser vista como oposta, mas também algo que complementa. Esse é o movimento, afastar ou complementar, cada pessoa tem um estilo ou os dois, dependendo da situação. Importante é encarar e mudar a situação de alguma forma para não ficar dividido. É como se fosse aquele brinquedo de gangorra em que é preciso negociar as alturas ou o peso de cada um.
Para finalizar os dinâmicos temos aqueles planetas que ficam na metade da distância entre um e outro. Nesse caso, em geral existem dois movimentos principais: dependendo do caso, ou mudar de atitude, ou mudar a forma de pensar, para solucionar alguma coisa. Aqui é difícil ter tranquilidade, por isso a pessoa pode se tornar uma expert nos assuntos envolvidos.
Mas a vida não é só desafios, ou sair da zona de conforto. Existem algumas relações entre os planetas que em geral trazem mais tranquilidade. Ufa! Elas podem acontecer quando os planetas estão em distâncias específicas entre si, diferente das anteriores. Em geral são de dois tipos.
Um deles tende a ser o mais tranquilizador, em geral não atrai mudanças, mas atrai mais conforto e comodidade, muitas vezes ajudando a passar pelas dificuldades de forma mais tranquila, sem tanto estresse interno. O ganho vem sem tanto esforço, é um movimento com mais aceitação, ou até uma espera, uma vez que aqui há uma facilidade.
Quando a distância é menor entre os planetas, existe um aspecto que fala de uma relação também harmoniosa, mas que precisa de um pouco mais de incentivo ou atitude para chegar aos objetivos. Traz simpatia e boa vontade.
Ao longo da vida, a posição dos planetas no céu, que estão em constante movimento, faz essas relações entre si quando olhamos do ponto de vista da Terra, o que é importante para a astrologia mundial.
Quando colocamos isso em perspectiva com o mapa astral, podemos ver momentos, épocas da vida em que estas questões estão mais emergentes do ponto de vista astrológico. Quando que esses movimentos estão “chamando mais atenção”, mas também de que forma estão “sendo provocados”.
Nos ciclos que acontecem na vida podemos ter o estresse do começo, o da necessidade de mudança de atitude, ou o da necessidade de encarar de frente a situação e perceber que talvez seja preciso pensar diferente, para quem sabe mais para frente recomeçar de um ponto diferente. Podem ser momentos de crise, ou de estímulo à ação.
Algum desses é o seu momento, ou estamos numa fase mais tranquila?
Assim como na vida, em geral estamos com alguns assuntos ou áreas de interesse mais calmos e outros que estão chamando atenção ou em crise mesmo.
O quanto será calmo, e como será a crise depende do mapa de cada um, da história pessoal, do contexto de vida, e também, do destino ou o incognoscível.
Saber os vetores do momento, das ferramentas que temos no mapa e em nós mesmos, pode ser útil na busca de seus objetivos. O importante é aproveitar da melhor forma possível.
Se quiser conversar sobre como essas questões se apresentam para você, agende um horário na página serviços.
Por Vanessa Portella - @ravsolar.astrologia
Comments