Casas Astrológicas, o lar e o mundo lá fora
- otodoemsi
- 19 de out. de 2023
- 3 min de leitura

É claro que existem uma série de motivos no dia a dia para você sair ou ficar em casa. Mas aqui vamos falar de um eixo de casas que trata esse assunto de uma forma mais ampla.
No contexto astrológico, a Casa 4 representa o ambiente doméstico, nossas raízes e a sensação de segurança emocional que ele nos proporciona. Esta casa é o nosso refúgio, onde encontramos abrigo e pertencimento. Aqui, definimos o que consideramos lar, nossa base e segurança básica. Sentir-se parte de um contexto, de uma estrutura, de um ambiente ou de um relacionamento é fundamental para a nossa sensação de pertencimento.
Esta casa abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo a família, as raízes, o passado, a hereditariedade e o ambiente de infância. Ela também se estende para as condições de moradia, propriedades e patrimônio. Além disso, por representar
também a sede da empresa onde se trabalha, a casa 4 não se limita apenas à vida familiar; ela também influencia a dinâmica dentro de empresas e organizações, representando a nossa necessidade de pertencer a um grupo ou contexto específico. Seu ponto inicial, ou sua cúspide também é chamado de “fundo do céu”.
A casa 4 nos lembra da importância de nutrir nosso bem-estar interno, proporcionando uma sensação de proteção. Também pode provocar reflexões sobre o futuro e a aposentadoria, incentivando-nos a buscar estabilidade financeira e segurança emocional na velhice. No entanto, essa busca por segurança pode, por vezes, criar desafios ao tentar cortar laços e seguir em frente. Relacionada à infância, ela fala como os pais ou cuidadores como eram no ambiente familiar.
A influência direta na casa 4 é determinada pelo signo e pelos planetas presentes no seu mapa natal, com uma influência indireta de Câncer, da Lua e do planeta regente.
Planetas posicionados na casa 4 indicam um interesse mais direto em nossos desejos de proteção, segurança futura e estabilidade. Eles também desempenham um papel importante na nossa relação com a família e a vida doméstica, bem como nas nossas conexões com a empresa e o ambiente de trabalho.
Já a Casa 10 revela como buscamos o reconhecimento social e destaque em nossas carreiras. Seu ponto inicial, conhecido como o "Meio do Céu," é um ponto crucial em nosso mapa astrológico que reflete nosso investimento constante e pessoal para alcançar um lugar na sociedade. Representa o resultado de um processo contínuo.
Saber lidar com o Meio do Céu significa saber como impressionar os outros, especialmente quando nos afastamos do ambiente doméstico ou assumimos funções públicas. Nossa atitude aqui pode determinar nossa fama ou descrédito, sucesso ou fracasso, reconhecimento ou desrespeito na vida. Sendo o ponto mais alto do mapa, a Casa 10 é fundamental para nossas aspirações e pode desempenhar um papel decisivo em nossa carreira.
A Casa 10 aborda nosso lugar na sociedade, nossa influência na comunidade, nosso prestígio, nossa audácia em enfrentar o mundo e nosso sucesso ou fracasso nestas áreas. Ela representa nossa vida externa, fora do ambiente doméstico, e como nos adaptamos socialmente.
Esta casa é associada às figuras de autoridade, à ordem social, ao governo, aos líderes, aos chefes e aos dirigentes. Ela revela nossas relações profissionais com pessoas importantes, poderosas ou marcantes, bem como a nossa própria atitude enquanto autoridades.
A fama, o status social e/ou profissional, são temas intrínsecos à casa 10. Ela também lança luz sobre o comportamento de nossos pais quando estão fora de casa, revelando como eles se comportam no contexto social.
A casa 10 é influenciada indiretamente por Capricórnio, Saturno e diretamente pelo signo e pelos planetas presentes em seu mapa natal, além do planeta regente da casa. Qualquer planeta na casa 10 desempenha um papel significativo na nossa posição social e no desenvolvimento da nossa carreira, transcendendo a esfera puramente profissional.
As casas 4 e 10 exploram as experiências no ambiente doméstico e a busca por realizações profissionais e sociais. Elas revelam como queremos ser reconhecidos e o que nos motiva a sair de casa para enfrentar o mundo lá fora, bem como o que esperamos encontrar nesses ambientes.
Se quiser saber sobre essas e outras questões no seu caso individual, agende um horário na página serviços.
Por Vanessa Portella - @ravsolar.astrologia
Comentários